O alemão Félix Zwayer, de 44 anos, vai apitar o Benfica-Barcelona, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Terá os compatriotas Robert Kempter e Christian Dietz como assistentes, Florian Badstübner como 4.º árbitro, Bastian Dankert e Willy Delajod no VAR.
Félix Zwayer já dirigiu jogos do Benfica em quatro ocasiões. Apitou a derrota por 0-1 em casa frente ao Manchester United, em 2017/18; o jogo da vitória dos encarnados por 2-1 em casa da Juventus, em 2022/23; na mesma época a vitória no terreno do Dínamo Kiev, por 2-0; e, na época passada, em França, o jogo com o Marselha dos quartos de final da Liga Europa, em que os encarnados foram eliminados nos penáltis.
O árbitro alemão tem, também, uma história curiosa com Roger Schmidt, o anterior treinador do Benfica, que iniciou a época mas foi despedido e substituído por Bruno Lage em setembro pasado. Emvolveu-se em polémica acessa com Schmidt – num Leverkusen-Dortmund, a 21 de fevereiro de 2016, quando Schmidt dirigia o novo campeão da Alemanha, após protestos na sequência de um golo de Aubameyang, o treinador foi expulso, mas recusou abandonar o campo. Ato contínuo, Zwayer mandou as equipas saírem do relvado e só cerca de 10 minutos depois Schmidt cumpriu a ordem, tendo posteriormente apresentado um pedido desculpa.